Home

Na próxima Quinta-feira, 25 de Novembro, inaugura na BPE uma exposição que homenageia Fernão Mendes Pinto e a sua obra Peregrinação. Para tal vai ter lugar uma Roda de Leitura dedicada ao autor, para a qual convidámos Alexandra Pelúcia, autora do livro Piratas e Corsários Portugueses, uma obra que nos fala da história quase desconhecida dos corsários e piratas portugueses no Oriente.

Exposição Fernão Mendes Pinto, Deslumbramentos do Olhar
Trata-se de uma mostra concebida por Ana Paula Laborinho, com ilustrações de João Fazenda. É composta por 19 painéis, com tradução para Inglês, Chinês e Japonês.
Esta exposição já passou por Bangalore, na Índia, integrando a 13ª edição do East West Encounter, iniciativa organizada pela Bangalore School of Music, em parceria com o Centro de Língua Portuguesa / Instituto Camões de Goa. Passou também por Nagasaki e Yokohama, no Japão.

Alexandra Pelúcia
Nasceu em Lisboa, a 16 de Julho de 1972. É doutorada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde exerce funções como professora. Tem integrado o corpo docente do programa de pós-graduação em História da América, Mundos Indígenas, ministrado na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha. É investigadora e membro da direcção do Centro de História de Além-Mar. Neste âmbito, colaborou em projectos relacionados com a acção da nobreza no Estado da Índia, tendo assumido, a partir de 2008, a coordenação científica da Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa (www.cham.fcsh.unl.pt/eve). Participa em colóquios e congressos em Portugal e no estrangeiro. Publicou diversos artigos e o livro Martim Afonso de Sousa e a Sua Linhagem. Trajectórias de uma Elite no Império de D. João III e D. Sebastião (Lisboa, 2009). – Com base numa investigação histórica cuidada, conta-nos a história de Tibau, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Afonso de Albuquerque e outras figuras que eram temidos por todos, nos mares da Ásia.

A entrada é livre, mediante marcação.
Para fazer a sua inscrição, por favor telefone para o nº 266 769 330.

Anúncios

2 thoughts on “Exposição e Roda de Leitura em torno da Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto

Os comentários estão fechados.