Home

Este slideshow necessita de JavaScript.

Autor: MAGARREIRO, César, 1964-
Título: Ronda filipina
Cota: 821.134.3-3 MAG/RON
» Este livro convida o leitor a viajar para um tempo quase secreto onde se sobrepõem o imaginário e a memória. Uma narrativa histórica, que o vai situar no século XVII, durante o período da dominação filipina. Altura em que os corsários do Norte de África efectuavam incursões e saques por território europeu. Numa narração ágil e envolvente, o autor cria um universo rico e multifacetado onde as relações entre os indivíduos, bem como a relatividade das ideias sobre o outro, são causa de reflexão. Envolto numa prosa que seduz o enredo assenta num facto verídico ocorrido em 1617, ano em que uma frota composta por oito embarcações de corsários argelinos saqueou a ilha do Porto Santo (Madeira), levando consigo, cativos, para o Norte de África, 900 dos seus cerca de 1000 habitantes. Regra geral, além da pilhagem, a intenção destes corsários não era a de simplesmente escravizar esta gente, mas sim a de pedir por ela avultados resgates aos ocupantes do Reino Português, ao tempo Filipe II de Portugal, Filipe III de Espanha. Páginas lidas com interesse e proveito, um encontro de culturas, ideias, ideais, esforços. Uma aventura vivida num mundo composto por duras realidades, um tempo dominado por crenças, corsários, caravelas, xavecos, desertos, mares, diferentes povos, diferentes religiões, mas os mesmos sonhos e desejos a cumprir.

Autor: MAI, Manfred Mai
Título: Breve história do mundo contada a jovens leitores
Cota: J 94 MAI/BRE
» Uma obra divertida e didáctica através da qual os mais jovens podem ficar a conhecer de forma resumida toda a História do mundo. Os principais factos e números, os acontecimentos mais marcantes. Tudo num livro que pais e educadores vão gostar de oferecer aos mais jovens e eles vão gostar de ler.

Autor: Judith Kerr
Título: O tigre que veio tomar chá
Cota: I 82 KER/TIG
» Um dos livros mais populares, conceituados e vendidos das últimas décadas em inúmeros países. O álbum, que data de 1968, tornou-se num clássico contemporâneo, e com ele já cresceram várias gerações de leitores. Trata-se de uma excelente história tanto para ser lida em voz alta, como para leitura autónoma. Judith Kerr concebeu este livro depois de ter levado a sua filha ao jardim zoológico e de lhe ter contado um sem-número de vezes a história deste esfomeado felino. Partindo de uma surpresa inicial, pois é um tigre, e não uma pessoa, quem aparece e toca à campainha da casa de Sofia e da sua mãe, eis que estas se vêm transformadas em amáveis e hospitaleiras anfitrãs, à medida que o seu invulgar convidado vai devorando não só o chá, como também toda a despensa e até a água dos canos. O texto destaca-se pela sua estrutura dialogada, pelo esquema repetitivo e pela enumeração dos alimentos que o tigre vai ingerindo a seu bel-prazer. É complementado por ilustrações de estilo clássico e figurativo, onde se destacam as cenas familiares e domésticas.

» Boas Leituras!

Anúncios