Home

c_pia_de_sala_de_leitura_010.jpg

Uma porta de acesso à informação e ao conhecimento.

A Biblioteca Pública de Évora (BPE) é uma das mais antigas do país e inquestionavelmente uma das mais ricas, particularmente no que diz respeito às suas colecções patrimoniais. A BPE cumpre simultaneamente duas missões: enquanto biblioteca patrimonial e de investigação geral, empenha-se na recolha, salvaguarda e divulgação de um rico património documental; enquanto biblioteca pública, trabalha no sentido de facilitar o acesso da comunidade local à educação, à informação e ao conhecimento, e ainda à recreação e lazer.

A BPE, que em 2005 celebrou 200 anos de existência, foi fundada pelo Arcebispo Frei Manuel do Cenáculo, um clérigo poderoso, generoso e culto, uma das figuras de maior relevo do Iluminismo Português. Presentemente, a BPE orgulha-se de ser uma das mais antigas e mais ricas bibliotecas de Portugal, o que é inquestionável no que diz respeito às suas colecções. Elas são hoje o resultado de um conjunto de circunstâncias que juntaram numa cidade, numa instituição e num espólio unificado uma grande riqueza de documentos raros, muitos deles únicos.
O espólio da BPE inclui 664 incunábulos e 6.445 livros impressos do século XVI, para além de vários núcleos de documentos manuscritos, de cartografia, música impressa e mais de 20.000 títulos de publicações periódicas. A BPE é desde 1931 beneficiária do Depósito Legal, o que tem contribuído para a sua riqueza e abrangência em termos de bibliografia corrente, ascendendo as suas colecções a mais de 612 mil volumes.

A BPE atrai muitos investigadores de todo o país. É igualmente muito visitada e os seus serviços solicitados por investigadores e curiosos de todo o mundo. As colecções patrimoniais da BPE são importantes fontes para estudos nos mais diversos campos científicos, como bem o atestam muitíssimas publicações – nos diversos campos da História e Cultura Portuguesas, mas também para os Estudos Musicológicos, Antropologia, e Literatura, entre outros – que utilizam como fonte documentação da BPE.

A sua localização, no coração do Centro Histórico, junto ao Templo Romano e à Catedral, e a riqueza das suas colecções contribuem para fazer da BPE um dos elementos essenciais de Évora enquanto Património Mundial.

[http://www.evora.net/bpe]

Biblioteca Pública de Évora – Uma porta de acesso ao conhecimento

Anúncios