Home

A Hemeroteca da BPE foi criada em 1941, por ocasião da grande campanha de obras e melhoramento de serviços que decorreu nesta instituição na década de 1940 e que resultou ainda na inauguração da Leitura Nocturna, na criação de uma câmara de desinfestação de livros e da oficina de encadernação e restauro, bem como construção da Sala Novíssima e da Casa Forte na qual se passaram a guardar os paleotipos, incunábulos e cimélios raros.
A criação da Hemeroteca beneficiou do estabelecimento do Depósito Legal em 1931 que permitiu aumentar e diversificar o espólio da Instituição. Contudo, de acordo com o relatório do bibliotecário Augusto Filipe Simões de 1865, entravam já à data na BPE vários periódicos locais e nacionais enviadas gratuitamente, e o jornal oficial do governo, antecedente do Diário da República, começou a ser enviado para a BPE em 1845, a pedido de Rivara, sendo também remetidos os números anteriores deste 1829. O então bibliotecário lamenta, no entanto, não receber mais publicações periódicas pois considerava que estas haviam substituídos os livros como veículos privilegiados de divulgação de novidades e novos conhecimentos.
Após alterações profundas, a Hemeroteca foi reaberta em Fevereiro de 2009, com condições melhoradas de armazenamento e acesso à colecção de periódicos. Tornou-se num espaço aprazível para um momento de leitura, adequado a receber todo o tipo de público com condições de trabalho incomparavelmente melhores que as que existiam antes da remodelação.
A Hemeroteca permite o acesso a mais de 20 mil títulos de publicações periódicas que, por absoluta falta de espaço, estão em grande parte armazenadas em espaço cedido pelo Arquivo Distrital de Évora. Destaca-se nesta secção:

  • A Colecção de Gazetas dos Séculos XVII e XVIII, considerada por muitos investigadores a maior e mais completa existente no país, e proveniente da Biblioteca de Frei Manuel do Cenáculo;

  • A Colecção da Imprensa Local e Regional, que se estende desde meados do Séc.XIX até à actualidade;

  • A Colecção de Jornais Ilustrados, oriundos de toda a Europa, provenientes da Biblioteca da Manizola.

As condições de utilização da Hemeroteca podem ser consultadas em Informação aos utilizadores.

Desta colecção destacamos os Jornais de Évora (fundo local), os Jornais Ilustrados e as Gazetas.

Antes da remodelação, em 2009

Após a remodelação

Via Biblioteca Pública de Évora On-Line.

Anúncios