Home

No dia 08 de Setembro comemora-se o Dia Internacional da Alfabetização, todos os anos este dia é dedicado a nos lembrar do grande mal que acomete o mundo, que são as altas taxas de analfabetismo.

O analfabetismo não apenas limita a pessoa em sua comunicação com o ‘mundo’ ou profissionalmente, mas limita também a compreensão de tudo que ocorre a sua volta!

O analfabetismo incapacita a pessoa de adquirir conhecimentos sobre tudo, inclusive sobre saúde. Uma pessoa que não sabe ler e nem escrever é mais propensa a ter problemas de saúde, e consequentemente tenderá a não procurar ajuda médica, porque não sabe do que se trata, nunca leu sobre a doença, nunca ouviu falar, etc.

A Alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como um código de comunicação. É um processo abrangente no qual o individuo através do uso das letras, consegue formar palavras e frases e assim aprender a se comunicar por escrito em seu idioma.

Ser alfabetizado abrange, conhecer as letras, formar palavras, ler textos, compreender, interpretar textos, resumir, escrever; enfim significa ser apto na leitura e na escrita.

Segundo estatísticas o índice de analfabetismo (incapacidade de ler e escrever) é grande em muitos países do mundo como a Guiné, Moçambique, Marrocos, Índia, Egipto,Tunísia, Brasil, Portugal e outros. Um em cada cinco adultos no mundo é analfabeto, 74 milhões de adultos no planeta ainda não foram alfabetizados e 75 milhões de crianças estão fora da escola.

[UNESCO]

Anúncios
Posted in: BPE GeralComentários Desativados em Dia Internacional da Alfabetização | 8 de Setembro