Home

Não perca, no dia 28 de Junho (quinta-feira), às 18h30 na Biblioteca Pública de Évora, com apresentação de Rui Arimateia

“Por vicissitudes várias, que não vêm ao caso, o texto em questão foi escrito já nos idos de 2000, mas ficou a estagiar numa gaveta.

“A ideia básica que presidiu à feitura do livro prende-se com uma das pechas com que se debatem os historiadores (não só): quando analisamos um acontecimento sociopolítico de que somos contemporâneos, fazemo-lo sempre com um certo grau de envolvimento emocional, ou até mesmo ideológico. Por exemplo: as análises coetâneas do salazarismo foram, manifestamente, inquinadas pelo posicionamento político de quem então as produziu, e só agora, que o pó da História começou a assentar, é possível analisar, descomprometidamente, esse período da nossa História.

“Ora bem: este livro (na verdade, trata-se de vários livros dentro de um livro) é, de certo modo, uma análise crítica ao Portugal do nosso último meio século, e é, também, uma parábola sobre hipotéticas revoluções futuras da Europa. Assim, para escrever o Admirável Mundo Velho, entrei numa “máquina do tempo” e, liberto – assim o espero – de envolvimentos afectivos e ideológicos, procurei fazer uma leitura da nossa vivência nacional, mas observada daqui a duas gerações.”

Anúncios
Posted in: BPE GeralComentários Desativados em Apresentação do livro “Admirável Mundo Velho”, de J. A. David de Morais