Home

jafJosé Afonso Furtado está em Évora no dia 23 de Abril, onde a partir das 14.30 horas fala sobre “Ler em ecrãs: uma nova cultura para a leitura”.

Esta comunicação integra-se na Conferência “Antigos e novos livros: Leitura e literacia na Sociedade da Informação”, que conta também com a presença de Carmen Agustin da Universidade de Saragoça, e é uma das iniciativas que assinalam em Évora o Dia Mundial do Livro.

José Afonso Furtado é um conhecido professor e investigador, tendo deixado  há pouco tempo o cargo de diretor da Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa , foi, entre 1987 e 1991, presidente do Instituto Português do Livro e da Leitura.

Autor de uma vasta obra sobre a problemática do livro, José Afonso Furtado tem dedicado nos últimos tempos muita da sua atenção à generalização da leitura digital e aos problemas associados à produção, comercialização e leitura dos formatos digitais. O seu livro mais cultura de informaçãorecente, “Uma Cultura da Informação para o Universo Digital”, publicado em 2012 pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, é uma abordagem informada e problematizante, que desafia a tendência para a aceitação acrítica das tecnologias digitais, e chama a atenção para o fator humano e para a necessidade de fomentar o que designa uma “cultura da informação”.

Para saber mais e inscrever-se na Conferência, visite o sítio na Internet da BPE.

Anúncios